Checklist para identificar seu nicho fotográfico de atuação

Quando falamos no início da carreira como fotógrafo, algumas dúvidas podem surgir. Uma delas, com certeza, é sobre qual nicho atuar profissionalmente. Caso você ainda não tenha isso bem definido, leia nosso checklist e descubra qual carreira espera por você dentro da fotografia!

✔ Autoavaliação: interesses pessoais e experiência

O primeiro checklist do nicho de atuação começa por listar seus interesses pessoais e experiências. Faça duas listas, em uma pontue quais são seus hobbies, temas que te atraem e assuntos nos quais gosta de se envolver.

Na outra, registre quais experiências você já teve com essas preferências. Caso ainda não tenha tido alguma, pode ser um bom ponto de partida investir em situações que envolvam seus hobbies e a fotografia.

Durante a listagem, perceba se há escolhas que se conectam ou complementam, como, por exemplo, eventos e esportes, em que é possível atuar registrando eventos esportivos.

A ideia é que você perceba quais inclinações aparecem mais, por representarem seus desejos genuínos. E pensando que você trabalhará com o tema a longo prazo, é importante aproveitar a jornada.

✔ Pesquisa de mercado: identificando oportunidades

Após reconhecer em qual área gostaria de atuar e suas experiências, é o momento de entender os interesses do mercado. Afinal, não adianta investir tempo e recursos sem que haja um público a espera desse serviço.

Procure analisar o que está em alta. As mídias sociais são ótimas para efetuar essa pesquisa. Principalmente aquelas que possuem cunho essencialmente visual, como o Instagram, Pinterest ou Tumblr. Tente entender o que se repete, assim como o que traz engajamento e relevância para os fotógrafos.

Também aconselhamos que você acompanhe nossas redes sociais para acompanhar tendências fotográficas, assim, você sempre saberá dos temas mais relevantes do momento.

✔ Investimentos: recursos e aprimoramento pessoal

Entendemos que, a partir desse momento, você já terá ao menos definido em qual área deseja atuar e até que ponto ela é relevante para o mercado. Se o seu interesse não está compatível com a demanda, tente aproximá-lo dos nichos mais procurados.

Feita essas duas avaliações, chega a terceira. Quais são os recursos e habilidades necessárias para atuar nesse nicho fotográfico? Diferentes projetos precisam de diversos equipamentos.

Para facilitar sua jornada, escrevemos um post com 4 equipamentos fotográficos essenciais para qualquer nicho. Comece por esses, e então, passe a se aprimorar com as configurações úteis da carreira. Liste-os e realize o investimento quando possível.

Sobre o aprimoramento pessoal, procuramos, tanto em nossas redes sociais quanto no blog, divulgar conteúdo gratuito para fotógrafos profissionais. Para continuar se desenvolvendo, recomendamos novamente que você nos siga nas mídias e continue sua leitura dos artigos do blog.

Você verá que tem muito mais informações, rápidas e facilitadas, para absorver e se tornar um profissional de ponta. Além disso, você também pode contar com nossa loja.

✔ ️ Público-alvo: quem serão meus clientes? 

A procura pelos interesses não se encerra no mercado. Agora é a hora de entender quem procurará pelo seu serviço fotográfico. Vamos dar um exemplo: se você é um fotógrafo de produtos, quais clientes podem se interessar pelo ensaio? Muito provavelmente, lojistas e empreendedores no geral. 

E quais características formam, normalmente, lojistas e empreendedores? São esses traços que devem ser listados para formar o seu público-alvo. De gênero a idade, como objetivos pessoais.

Afinal, é através dessas informações que você poderá fazer uma divulgação certeira de seu trabalho e prospectar mais lojistas e empreendedores ao longo do tempo.

✔ Canais de divulgação e comunicação

Por fim, é fundamental pensar em quais canais de comunicação você atuará para divulgar seu trabalho. Essa informação pode ser obtida através do entendimento do seu público-alvo.

De qualquer forma, também elaboramos um guia completo, com dicas, ferramentas e sites para você conseguir ter uma estratégia de divulgação inicial sem maiores preocupações. Leia em: guia prático de fotografia – como divulgar suas fotos e conseguir clientes.

✔  Retomando a listagem

Depois de tantas informações, cabe listar aqui, resumidamente, quais são os passos que devem ser feitos para descobrir seu nicho de atuação fotográfico:

Reconheça seus interesses pessoais e experiências com eles; 

Realize uma pesquisa de mercado para entender o que está em alta;

Compreenda quem é seu público-alvo, ou seja, clientes em potencial;

Verifique se você possui todos os equipamentos e habilidades para começar nessa carreira; 

Por fim, defina por quais meios de comunicação você vai atrair seu público-alvo com o trabalho;

Esperamos que esse checklist possa ajudá-lo a descobrir seu nicho de atuação! Se você já está atuando no mercado, comente seu trabalho e utilize esse espaço para divulgar seu portfólio! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *