Você sabe como prospectar clientes no mercado fotográfico? Esta é uma etapa importantíssima da jornada de quem decide trabalhar comercializando fotos e demanda estratégias para ser bem realizada.
Separamos no artigo de hoje dicas práticas de divulgação e vendas para que você consiga inserir em sua rotina e reter mais clientes a curto e longo prazo. Confira algumas ações que podem ser feitas seguindo com sua leitura!
Crie um portfólio profissional
Um portfólio é o lugar onde você pode expor o seu trabalho fotográfico. Neste website, você lançará suas fotos e vídeos produzidos de forma pública na internet.
É uma maneira de mostrar sua atividade profissional, na prática, além de conter informações úteis, como nicho de atuação, trabalhos mais recentes e canais de contato. Dados relevantes para quem está em busca de contratar um ensaio.
É possível que você já esteja trabalhando com um e deseje aprimorá-lo. Sugerimos que veja os próximos tópicos à frente. Agora, falaremos com quem ainda não criou um portfólio e deseja fazer isto.
Como criar um portfólio de fotografia profissional? Em que sites?
Para criar um portfólio — por mais simples que pareça — você só irá precisar de conexão à internet, bons cliques profissionais e algum tempo na semana para atualizá-lo.
Isto porque, existem plataformas gratuitas ou pagas, que poderão hospedar seus trabalhos e deixá-los acessíveis para os usuários dos programas de busca.
Alguns dos sites mais populares para a criação de portfólios são:
- Squarespace: esta plataforma possui diferentes planos de hospedagem, apesar de poder ser utilizado gratuitamente, para manter seu site no ar, será preciso assinar um plano pago.
- Wix: apto ao modelo freemium, amplamente usado em diferentes apps, neste sistema você conseguirá criar seu portfólio sem pagar nada, porém, com recursos limitados. Indicado para quem está começando.
- WordPress: semelhante ao Wix, será possível armazenar o portfólio sem custos, entretanto, também com configurações simples. Além disso, esse sistema oferece a opção de hospedagem com domínio próprio (no plano pago).
- 500px: plataforma gratuita, mas com opções pagas de aprimoramento, como armazenamento ilimitado e outros tipos de recursos.
- Adobe portfólio: se você é assinante do Creative Cloud da Adobe, poderá criar seu portfólio de graça nessa plataforma. Como organizar um portfólio de fotografias?
Após a criação do seu portfólio, será o momento de subir as fotos e organizá-las para os visitantes. Nesta etapa, sugerimos algumas recomendações de formatação:
- Escolha um template/design que combine com seu estilo fotográfico: As plataformas possuem uma gama de opções para serem testadas. Escolha um modelo que valorize seus cliques.
- Organize suas fotos por categorias no portfólio: caso trabalhe com diferentes estilos, procure separá-los em pastas para facilitar a navegação do visitante.
- Insira descrições e legendas relevantes sobre os trabalhos postados: você pode contar a história por trás da foto ou técnica utilizada, para humanizar e deixar seu portfólio com mais autoridade e relevância.
- Explore estilos de exibição e melhore a experiência do navegador: considere efeitos de apresentação para mostrar seu trabalho de forma criativa, há muitos a disposição: grades, carrosséis, galerias de rolagem, etc.
Por fim, também sugerimos que você mude essas configurações sempre que achar necessário, aprimorando e melhorando a apresentação do seu job.
Como manter um portfólio profissional de sucesso?
O primeiro passo é se preocupar com a atualização constante do site. Isto passará profissionalismo e credibilidade para o seu trabalho.
A princípio, atualize as fotos, e depois, os ajustes citados acima sempre que lançar um trabalho novo. Se certifique de explorar técnicas novas e lançá-las no portfólio para conhecimento dos usuários.
Peça depoimentos e insira-os sempre que possível com as fotos. Pergunte como foi a experiência do ensaio, como as pessoas se sentiram fotografando, o que elas acharam do resultado (edição) e afins.
Todos esses toques tornarão seu portfólio atrativo e convencedor para quem está procurando um profissional. Contudo, acima das atualizações, você também deve divulgar seu trabalho a todo momento. Veja como fazer isto nos tópicos abaixo.
Escolha uma rede social e desenvolva conteúdo
As redes sociais são os principais canais de divulgação e procura por profissionais atualmente. Algumas são especialmente visuais, como o Instagram e o Pinterest. Isto dá uma enorme vantagem para fotógrafos.
Entretanto, apesar desse fato, você pode preferir atuar em outras redes sociais e não há maiores problemas nisso. Pense em seu público-alvo e aonde ele está navegando, e então, escolha esse canal de atuação.
Faça publicações que levem as pessoas a conhecerem melhor sua oferta. Nossa sugestão é que você insira palavras-chave nas descrições dos perfis (de qualquer rede social), que envolvem seu nicho.
Se você é um fotógrafo de paisagem, deixe essa informação clara. Se faz ensaio para gestantes, também. Facilite a procura pelo seu serviço.
Deixe links importantes em seu feed, como o próprio portfólio ou canal de contato direto para ensaios. Se houver a possibilidade, também invista em tráfego pago para seus cliques alcançarem mais pessoas.
Projete um blog ou website para as suas fotos
Outro meio de divulgar seu trabalho, é por meio de um blog/website na internet. Veja, nós, da Portssar, vendemos equipamentos novos e usados de fotografia.
Além de apoiarmos nosso público com esse tipo de conteúdo, também conseguimos divulgar nossos produtos. Aliás, talvez você nem saiba que também somos uma assistência técnica fujifilm autorizada. Percebe?
É por esses canais que você poderá produzir mais conteúdos e alcançar novos clientes. Você pode criar esses sites pelo WordPress, ferramenta que já citamos na etapa de criação do portfólio.
Se estiver em dúvida sobre o que postar, aprofunde-se em temas que não consegue no portfólio. Por exemplo, conte mais detalhes do depoimento de algum cliente ou explique melhor sobre a técnica utilizada em um clique, etc.
Faça networking nesses canais
Não se feche para o mercado, procure expandir suas oportunidades de negócios com parcerias. Participe de eventos, comente nas redes de colegas de profissão, entre outros.
Outra oportunidade é criar conteúdos em conjunto. Você pode analisar equipamentos com um parceiro, debater sobre a profissão ou uma fotografia famosa e afins. São muitas opções.
Por último, é importante lembrar de divulgar essas ações nas redes sociais, blog e portfólio. Assim, seus seguidores/clientes saberão que seu trabalho está em movimento.
Para além dos canais de comunicação, existem movimentações internas, que você mesmo, fotógrafo(a) precisa fazer se quiser ter mais clientes. Leia algumas opções em seguida.
Mantenha-se atualizado do mercado fotográfico
Para se estabelecer na profissão, estar atento às mudanças do mercado fotográfico é fundamental.
Você pode fazer isto de um jeito simples e automatizado. Acompanhe blogs, como o da Portssar, ou demais canais de conteúdo que possam trazer esses dados atualizados de maneira gratuita para você.
Veja filmes e demais produções cinematográficas atuais, perceba suas técnicas, assuntos, se envolva na novidade. Anote, explore suas ideias, inove no trabalho. Essa preocupação em ser relevante e qualificado, fará com que clientes cheguem em você mais rapidamente.
Tenha equipamentos de ponta
Por fim, mas não menos importante, aprimore seu trabalho sempre que possível com equipamentos novos.
Sabemos do alto investimento desses produtos, por isso, recomendamos que você se preocupe em fortalecer seu marketing com as dicas acima, e então, quando a prospecção estiver em alta, investir em outras tecnologias.
Ter acesso a novos equipamentos fará com que suas produções alcancem um nível de qualidade superior a cada clique, o que chamará a atenção dos consumidores de plantão, e poderá aumentar seu valor de venda.
Essas dicas foram úteis para o seu trabalho como fotógrafo profissional? Deixe um comentário para produzirmos mais conteúdos acessíveis desse tipo para você!
Boas palavras, adorei seu artigo. Referente a isso tem um Software que pode dar ainda mais força a essa ideia ajudando na parte de propaganda trazendo centenas visitas diarias de forma organica para sites e blogs, se chama Programa Classificados Grátis PCG esse Programa serve para anunciar automaticamente em mais de 350 sites de Classificados online Grátis. Tenho certeza que vai ser de grande utilidade … Muito sucesso.
Olá Marcos! Tudo bem?
Agradecemos pelo complemento ao artigo. Certamente, ter um site ou portifólio sem divulgá-lo através de anúncios, pode acabar não trazendo tanto público quanto o esperado.
Ficamos felizes que gostou!
Nos acompanhe e fique por dentro de mais conteúdos de fotografia profissional! 🙂