Conheça os elementos indispensáveis para cliques profissionais!

Se você deseja ter cliques mais profissionais — vendáveis, atrativos e marcantes— precisará começar a aplicar esses elementos. Eles serão fundamentais no momento de distinguir um iniciante de um profissional do mercado. Ou seja, cruciais para ter cliques que sejam contratados ou não. 

Conheça-os hoje e comece a aprimorar seu estilo! Confira.

O que são os Elementos Fotográficos?

Os elementos fotográficos são os componentes responsáveis por transmitir uma mensagem do registro fotografado. Sem eles, é provável que sua foto fique genérica e passe despercebida na multidão.

Por outro lado, ao utilizá-los com afinco, você terá cliques cada vez mais originais e criativos aos olhos do público. Cada profissional os utiliza de uma maneira, mas, de fato, todos os utilizam, por ser através deles a possibilidade de destaque e permanência no mercado.

No momento de fotografar, esses elementos devem ser entendidos como um conjunto, sem separá-los. Contudo, para melhor compreensão, iremos dividi-los em 5 partes. Veja quais são:

Os 5 Elementos da Fotografia Profissional

1. Linhas

No exemplo acima, estamos utilizando as linhas verticais, mas elas podem tomar diversas formas: horizontais, diagonais, retas, curvas, há muitas possibilidades. Elas servem principalmente para direcionar o olhar do espectador.

Perceba que, graças às linhas desta fotografia, é inevitável não olharmos para cima e por fim, nos depararmos com o céu. Este é o objetivo. Esta reação foi construída. E como? Através das linhas das construções em volta. 

Quando levamos o observador a fazer esse movimento, chegamos ao que chamamos de ponto.

2. Pontos

É possível que você tenha pressuposto que, o ponto, nesta fotografia, é o céu. E se esta foi a sua aposta, ela está completamente correta.

Não existe um ou mais pontos sem linhas. As linhas são fundamentais para conseguirmos o ponto, é o que queremos que o visualizador perceba/repare. É ali que está a atenção que queremos atrair. 

Apesar do ponto ser essencial na construção da mensagem, o que irá mobilizar o público para um entendimento mais completo de sentido, são os últimos três elementos abaixo:

3. Formas

As formas, assim como as cores, possuem uma psicologia própria, em que mensagens subliminares são enviadas. Quando falamos de formas retas e quadradas, como os prédios, temos a sensação de estabilidade e força.

Agora, você já pode estar pensando em diferentes mensagens dessa fotografia. Por que essas formas? Linhas? Ponto? Aí que está o profissionalismo: incentiva a imaginação de quem vê.

Além deste efeito, algumas fotografias são quase que palpáveis e isto é ainda mais instigante para os visualizadores. Para se conseguir este tipo de sentimento, as texturas precisam aparecer.

4. Texturas

Novamente, as texturas também são variadas e por isto, conseguem transmitir emoções e pensamentos distintos. Para explorá-las ao todo, você precisará investir em ângulos e foco.

As texturas atraem o público e tornam a fotografia mais viva e simbólica. Traz imersão para a audiência, que se vê no local da foto tirada. Volte e perceba o impacto dos vidros dos prédios da fotografia selecionada para análise.

5. Cores

Cada vez mais no mercado cinematográfico, percebemos a importância das cores escolhidas na hora de registrar. Um exemplo disto foi o filme Parasite (2019) que fez um incrível trabalho de tons para representar a pobreza/riqueza e felicidade/tristeza em cenas.

Isto não é à toa, as cores possuem de fato uma importante missão nos cliques. Seus significados atravessam a fotografia e reforçam a mensagem que queremos passar.

Cada tom ativa um gatilho mental no visualizador, que fará diferentes associações, do primeiro elemento ao último, para conseguir uma compreensão da foto. Se atente às cores de seus cliques.

Como ter composições de fotos mais inteligentes a partir de agora?

Sabemos que o aperfeiçoamento leva tempo, e não há outra opção além de praticar para fotografias mais profissionais. Por isso, esse é o nosso convite: pratique.

Comece agora mesmo a reparar nos elementos em suas fotos. Você consegue reconhecer linhas, pontos, formas, texturas e cores em seus cliques? É possível imaginar uma possível reação do espectador ao vê-los?

Garantimos que essa reflexão e o aprendizado contínuo, tornarão suas fotos mais profissionais e atraentes para o mercado.

Você gostaria de entender mais sobre a psicologia das formas e cores na fotografia? Deixe um comentário para produzirmos esse conteúdo!

Visite nossa loja. 

10 Comentários

  1. Olá Pessoal!
    Parabéns pelo conteúdo direto e de fácil apreensão. Sim, uma postagem sobre a psicologia das formas e das cores viria a calhar.
    Grande abraço!

  2. Marcus Weissmann

    Muito bom compartilharem esse tipo de conteúdo. Conhecimento nunca é demais, sempre é útil e bem vindo. Continuem, obrigado!

    • Bons profissionais são, antes de tudo, ótimos especialistas. Parabéns pelo interesse em se aprofundar, Marcus! Faremos mais postagens. Agradecemos o feedback.

  3. Ótimo conteúdo Obrigada por compartilhar conhecimentos.

  4. Pingback:Como utilizar o efeito bokeh na fotografia? – Blog Portssar

  5. Pingback:Como incorporar inteligências artificiais em sua fotografia? – Blog Portssar

  6. Pingback:Pintura com luz: técnica fotográfica de longa exposição – Blog Portssar

  7. Pingback:3 Assuntos Essenciais Para Dominar e se destacar na Fotografia Profissional – Blog Portssar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *