Se você, assim como outros fotógrafos de mercado, trabalha com bancos de imagens, portfólio profissional, blogs e afins, é super importante que você saiba sobre direitos autorais e licenças de uso. Afinal, esses conhecimentos garantirão a segurança e controle sobre o seu trabalho.
Para tal, elaboramos um artigo com o essencial para que você entenda como manter suas fotografias respeitadas, bem utilizadas e reconhecidas no mercado. Siga sua leitura e saiba mais!
O que são direitos autorais?
Os direitos autorais são um conjunto de leis que protegem a propriedade intelectual de obras, incluindo fotografias, a partir do momento que passam a serem físicas, ou seja, são passíveis de toques, visualizações, etc.
Você não necessariamente precisa fixá-la ou divulgá-la em algum lugar (online ou fora do digital) para possuir o direito autoral de uma imagem, basta que você a tenha tirado e então, ela é considerada sua propriedade intelectual.
Como proteger suas fotos com direitos autorais e garantir o reconhecimento?
Com o salto na comunicação online e a popularização dos bancos de imagens, pode ser ainda mais necessário proteger suas fotos com direitos autorais. Veja algumas ações que podem se realizadas para garantir o reconhecimento e controle dos cliques:
- Informe sobre seus direitos autorais: você pode fazer isso incluindo seu @ de alguma rede social ou apenas “direitos autorais – seu nome” ao publicar fotos online.
- Insira marcas d’água em suas fotos: as marcas d’água funcionam como o logo da sua marca, indicando que suas fotos possuem créditos. Você pode inseri-las de forma modesta e criá-las em aplicativos gratuitos, como o Canva.
- Tenha cópias originais: guarde sempre as fotos originais em alguma pasta ou dispositivo seguro.
- Registre suas fotos: em casos de disputa legal, o registro de suas fotografias pode ser de extrema eficácia para argumentação. Você pode realizá-lo no Escritório de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional.
O que são licenças de uso?
Diferentemente dos direitos autorais, as licenças de uso são os contratos entre você e o(a) interessado(a) em utilizar suas fotografias. É a partir desse documento que você pode estabelecer parâmetros de uso, indicando o que pode ou não ser com seu trabalho.
Há três tipos comuns de licenças de uso:
- Licença de uso comercial: garante a autorização das fotos para fins comerciais, o que, normalmente, envolve uma taxa por parte do fotógrafo.
- Licença de uso não comercial: autoriza o uso de imagens para fins não comerciais, como projetos ou blogs como esse.
- Licença de uso não editorial: permite o uso de fotos em jornais, artigos, revistas, etc.
Caso alguma das normas estabelecidas pela licença não seja cumprida, resultará como violação aos direitos autorais, o que pode levar a penas judiciais.
Monitore o uso de suas fotos online e aplique as medidas necessárias
Por mais difícil que seja, visto a imensidão da internet, procure sempre monitorar em bancos de imagens, bibliotecas, blogs, ou demais meios em que haja licenças de uso, a utilização correta de suas fotos. Esta ação garantirá a segurança e controle do seu trabalho.
Nossa indicação é que você procure, sempre, realizar os procedimentos aqui citados. Você já sabia dessas medidas para proteger suas fotos? Nos conte nos comentários!
Esses artigos também podem ser úteis para o seu trabalho profissional: