Pintura com luz: técnica fotográfica de longa exposição

A pintura com luz ou light painting é uma técnica eficaz e criativa para fotógrafos ampliarem seu repertório de trabalho com iluminação. Essa prática necessita de alguns equipamentos e configurações específicas, as quais compartilharemos no artigo de hoje. Siga sua leitura e entenda como iniciá-la em seu projeto fotográfico! 

Quando utilizar a técnica de pintura com luz?

A light painting funciona muito bem para cliques enérgicos e artísticos. Isto porque, a partir da técnica, o fotógrafo consegue reproduzir desenhos únicos através das luzes. Esse efeito dá uma sensação de extravagância à foto e movimento.

Por possuírem, muitas vezes, formas arredondadas ou espirais, essa sensação de renovação e ciclo é ainda mais intensificada. Caso não entenda com profundidade a psicologia por trás das formas na fotografia, recomendamos que você entenda os elementos indispensáveis para cliques profissionais.

Por fim, não há limites para a utilização da prática, desde que você entenda a mensagem passada através desses cliques, e que ela se encaixe nos seus objetivos com o ensaio.

4 Equipamentos cruciais para realizar o efeito

Técnicas diferentes demandam materiais diversos. Produzir o efeito de pintura com luz requer equipamentos específicos:

Tenha uma câmera mirrorless:

Você precisará de uma câmera que possibilita configurações manuais, ou não conseguirá reproduzir o efeito. Falaremos melhor sobre cada um dos ajustes nos próximos tópicos.

Tripés e estabilizadores:

Mesmo durante longas exposições, é importante que a foto se mantenha nítida para um clique de sucesso. Até porque, como a câmera ficará por muito tempo imóvel, é fundamental garantir que nenhuma trepidação aconteça e acabe por prejudicar o ensaio.

Fontes de luz:

Opte por luzes portáteis, como iluminadores de led. Assim, será alcançável projetar diferentes desenhos e manipular a iluminação como for desejado. Essa versatilidade deixará sua criatividade fluir melhor.

Controle remoto e/ou temporizador:

Esse equipamento ou ajuste, assim como os tripés, serão responsáveis por garantir que sua imagem não sofra com nenhum tremor, uma vez que não será necessário tocar na câmera para tirar a foto.

Configurações e ajustes necessários

Depois dos itens, chega o momento de fazer as configurações na câmera para realizar a pintura de luz. Saiba os ajustes necessários:

ISO baixo:

Utilize uma configuração de iso baixa, como 100 ou 200, para reduzir o ruído da imagem.

Abertura do diafragma:

Escolha uma abertura menor, como f/8 ou f/11, para controlar melhor a quantidade de luz que entra na câmera.

Velocidade do obturador:

Para criar efeitos de luz, ajuste a câmera para uma exposição longa, entre 15 segundos e vários minutos, dependendo da composição que queira criar.

Foco:

É importante configurar o foco manualmente, pois o light painting só funciona com fundos escuros ou a noite. É possível usar a focagem infinita ao fotografar paisagens ou ajustar o foco para a distância desejada, dependendo do que cogita pintar com as luzes.

Exposição da imagem:

Agora é o momento de iniciar o ensaio. Aperte o temporizador e durante a exposição, movimente as luzes como desejar, escrevendo, pintando ou se movendo a fim de criar os efeitos imaginados.

Inspire-se com esses ensaios!

Veja como alguns fotógrafos decidiram aplicar a técnica da pintura de luz e se inspire!

Você já realizou a técnica light painting? Gostou dos resultados nos cliques? Teve alguma dificuldade? Conte sua experiência nos comentários e ajude mais fotógrafos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *