A verdade é que tecnologia e fotografia sempre andaram juntas. Mesmo assim, ainda há quem questione quanto ao desenvolvimento das inteligências artificiais. No fim, para fotógrafos renomados, o que importa é se manter relevante e apto no mercado.
E no futuro que se aproxima, ganha quem sabe utilizar as IA ‘s como ferramentas de potencialização.
Leia mais e entenda como incorporar essa tecnologia em suas imagens!
Visão Geral: Inteligência Artificial na Fotografia
Antes de nos debruçarmos no assunto, é relevante partirmos de duas ideias: o que são inteligências artificiais e sua influência na fotografia desde então.
O que são inteligências artificiais?
A automatização inteligente nada mais é do que um compilado de dados à disposição de um robô. Entretanto, é possível que ele possa manipulá-los de forma a parecer com a mente humana, organizando, analisando, tomando decisões e incorporando novas soluções.
Como estão sendo utilizadas pelos fotógrafos?
Para os fotógrafos, esses sistemas estão sendo úteis para algumas tarefas rotineiras:
- Edição de imagens automática;
- Organização de fotos por objetos, locais ou emoções;
- Pesquisa visual por IA em arquivos;
- Geração de conteúdo fotográfico (imagens, designes e afins);
Dentre outras.
Manipular as inteligências artificiais para a realização de ajustes fotográficos ou inspiração, é uma ótima ação para otimizar o tempo e aprimorar o trabalho do profissional.
O verdadeiro problema começa na cópia, ou melhor, no plágio.
Ética na Utilização da Inteligência Artificial na Fotografia
Apesar de ser o mais comum, os empecilhos não param somente na reutilização de imagens já elaboradas. É possível ainda negar o uso da inteligência artificial.
As regras para uma fotografia sem maiores problemáticas continuam as mesmas: possua consentimento do outro, dê sempre os direitos autorais, lembre da responsabilidade social como fonte de informação, seja claro e transparente sobre sua produção. Isso inclui alegar quando há envolvimento de IA’s no processo.
IA como Ferramenta Geradora de Ideias para Projetos Fotográficos:
Ao cumprir com todos os requisitos citados, não há preocupação em envolver tecnologia em seu trabalho fotográfico. Pelo contrário, você será bem-visto pela honestidade e, acima de tudo, reconhecido pela inovação.
É assim que os fotógrafos renomados fazem: utilizam as inteligências artificiais como geradoras de ideias.
O passo a passo pode ser realizado de uma maneira muito simples.
1 passo – definir mensagem e objetivos
Primeiro, defina os objetivos do seu projeto fotográfico. Qual mensagem você gostaria de passar com esse trabalho? O que espera conseguir após lançá-lo?
2 passo – rascunhar uma composição profissional
Tendo essas respostas bem definidas, é possível partir para o próximo passo. Que composição pode ser elaborada para se chegar a essa mensagem? Se você ainda possui dúvidas sobre como desenvolver composições fotográficas, leia nosso artigo Conheça os elementos indispensáveis para cliques profissionais.
3 passo – aplicando a composição na inteligência artificial
Tendo os elementos essenciais apreendidos (pontos, linhas, formas, cores e texturas) será o momento de colocar a mão na massa com as IA ‘s. Explore suas ideias em imagens e veja como elas ficam.
Essa foi a imagem que elaboramos com o seguinte comando, pelo Leonardo.Ai:
“Faça uma imagem com prédios altos e largos (formas) em um fundo preto e branco (cores). Faça como se os carros estivessem passando em alta velocidade. Nos prédios precisam ter vidros (texturas). O olhar do espectador precisa ser direcionado para o céu (pontos e linhas).”
Percebe-se que o resultado foi satisfatório, portanto, poderia ser uma composição utilizada para uma fotografia real. E então, teríamos comprovado que o retrato pensado, funcionaria.
Ao realizar esse procedimento com as demais imagens pensadas para o projeto, você diminuiria o tempo de tentativa e erro, apenas aplicando-a, na prática, já com um vislumbre do que estaria por vir.
4 passo – divulgação do projeto
Por fim, todo trabalho precisa ser divulgado para se ter resultados. Independente do seu objetivo inicial, é crucial que você leve pessoas até o projeto. É possível realizar esse tráfego de algumas maneiras.
Aconselhamos que, para uma ação completa de divulgação e prospecção, você leia nosso outro post: Guia prático de fotografia – como divulgar seus cliques e conseguir clientes.
O Futuro da Fotografia: O Papel da IA e dos Fotógrafos:
Essa é apenas uma das inúmeras formas em que fotógrafos podem se beneficiar das novas tecnologias para potencializarem seus trabalhos. Desde que, agindo com ética, não há limites entre inteligência artificial e fotografia.
Afinal, como dissemos no início do artigo, mantém aquele que se adapta a realidade do momento. Sabemos que, cada vez mais, essas novas ferramentas tomarão conta da comunicação, área crucial de atuação da fotografia.
Há sempre duas escolhas: adaptar-se ou ficar desatualizado. Quem se adapta, garante estabilidade e desenvolve flexibilidade para novas habilidades fotográficas.
Em um nicho em constante evolução como esse, ter cartas na manga para produzir um trabalho diferenciado pode ser fundamental.
O que você acha da fotografia com inteligência artificial? Comente aqui!