Saiba como precificar serviços fotográficos

A precificação, inicialmente, pode ser um desafio como fotógrafo profissional. Muitas dúvidas podem surgir e é importante que você possa ser devidamente remunerado pelo trabalho prestado. Por isso, é essencial entender como precificar da forma correta seus serviços, para tal, passaremos por um checklist que o ajudará a decidir seus valores de forma justa. Siga sua leitura!

1) Calcule seus custos operacionais

Antes de definir seus valores, é de extrema importância calcular seus custos operacionais. Eles podem ser maiores ou menores a depender do tamanho do negócio, no entanto, devem ser revistos de igual forma.

Você pode começar contabilizando despesas como, equipamentos, aluguel de estúdio (se houver), seguros, custos com marketing (publicidade paga e/ou contratação de profissionais externos), software de edição, viagens (se necessário) etc. 

De modo geral, tudo vai depender do serviço fornecido e das possibilidades de entrega em torno do nicho de atuação.

2) Considere seu tempo e expertise na área

Apesar de ser uma informação importante e de conhecimento geral, poucos profissionais consideram seu tempo de expertise no mercado ao precificar seus serviços.

Ter muito tempo de atuação em um nicho demonstra que você não apenas adquiriu estratégias ao longo dos anos, como também sabe quais erros e percalços a serem enfrentados e ações para  maximizar a produção do seu trabalho.


A regra é simples e eficaz: quanto mais tempo de casa, maiores são os valores.

3) Pesquise seu mercado

Não necessariamente uma estratégia de precificação funcionará para todos os nichos, por isso, é importante entender o que as pessoas já estão acostumadas no seu mercado. A menos que você já seja uma autoridade renomada, não poderá cobrar tão alto só porque acredita fortemente no seu trabalho.

Comece devagar, equilibre seus preços, se profissionalize e passe a cobrar de acordo com o tempo.

4) Avalie a concorrência e as demandas atuais

Mais ainda do que analisar seu mercado, você deve sempre buscar avaliar a concorrência. Veja o que fotógrafos da mesma área estão produzindo e como precificam seus serviços. Se fornecem adicionais, descontos, etc. Além disso, não se esqueça de ficar a par das atualidades.

É importante que, mesmo sem atuar com alguma inovação, você possa compreendê-la e demonstrar esse compreendimento para o cliente. Assim, ele perceberá que você é um profissional antenado e comprometido com seu atendimento.

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