Você já se perguntou como é possível capturar detalhes tão incríveis que escapam ao olhar comum? A resposta está na macrofotografia, uma técnica que revela um mundo oculto de minúcias e beleza. Neste artigo, exploraremos os equipamentos e ajustes essenciais para mergulhar de cabeça nesse fascinante nicho da fotografia.
Confira abaixo todas as informações necessárias para começar a trilhar esse caminho em que a beleza está nos detalhes em sua fotografia!
O que é a macrofotografia?
A macrofotografia, como dissemos anteriormente, é uma técnica fotográfica que visa capturar detalhes minuciosos. É comum que nesse tipo de ensaio, objetos ou assuntos sejam representados em seus tamanhos reais – ou até mesmo o registro de elementos invisíveis a olho nu (o tipo de foto mais comum na área).
É uma arte específica que permite ao espectador ver o mundo de uma forma microscópica, convidando-o a enxergar a riqueza das partículas das criações, mostrando que tudo é muito mais do que podemos visualizar.
Quais são os equipamentos necessários para realizar a técnica?
Essa técnica fotográfica, assim como outras, demandam equipamentos específicos que possibilitam o trabalho do fotógrafo. Alguns deles são:
Todos esses itens permitem que o controle da imagem seja absoluto, assim como a aproximação necessária com o objeto/assunto desejado para a realização da técnica. Sugerimos que você clique nos links e conheça alguns deles em nossa loja.
Configurações e ajustes de equipamentos precisos
Além dos demais equipamentos em mãos, ter uma câmera mirrorless ou DSLR possibilitará os ajustes essenciais para a macrofotografia. Podemos citar duas das configurações mais importantes neste momento:
- Profundidade de campo: uma das características fundamentais dessa técnica é a profundidade de campo extremamente limitada. Assim, apenas uma pequena parte da foto (assunto e/ou objeto) possui foco. Para realizar esse feito, utilize aberturas pequenas, com números f/altos.
- Foco preciso: Devido à profundidade de campo, pode ser difícil chegar a um foco preciso no modo automático, portanto, fique atento para realizar técnicas de focagem manual, se necessário.
Como escolher assuntos para tirar macro-fotos?
É comum que fotógrafos da técnica optem principalmente por elementos da natureza para realizarem suas macrofotografias. No entanto, muitos outros assuntos podem ser explorados, tais como:
- Objetos do cotidiano: é possível registrar assuntos como moedas, relógios, chaves, jóias, dentre outros.
- Alimentos: Frutas, legumes, especiarias e momentos de preparo (como lavagem) podem proporcionar ótimos cliques na técnica.
- Texturas: Tecidos, bordados e demais texturas em roupas, acessórios e demais objetos também podem ser escolhidos como objetos.
- Arquitetura: Detalhes arquitetônicos de construções, a partir da macrofotografia, podem gerar fotos urbanas muito significativas.
- Modelos reduzidos: Miniaturas também são uma excelente maneira de deixar suas imagens mais criativas, a partir da arte dos detalhes.
Há muitas possibilidades de uso na técnica, desde que a essência se mantenha: o registro de detalhes quase que imperceptíveis. Ao manter esse foco, no geral, qualquer objeto pode se transformar em um assunto na macrofotografia.
Inspirações de macrofotografia para o seu ensaio
Veja alguns cliques dessa técnica fotográfica que podem inspirá-lo para sua próxima sessão de fotos!
Quais objetos ou temas você gostaria de explorar através da macrofotografia? Nos conte nos comentários!
Você também pode se interessar por essas técnicas fotográficas: