Uma das principais ações para se ter equipamentos com alta durabilidade, além da manutenção, é a limpeza correta. Este processo não é diferente com as câmeras fotográficas.
É indispensável limpá-las e armazená-las adequadamente para validar o alto investimento destes equipamentos e mantê-los sempre funcionando. Saiba como limpar sua câmera profissional com o passo a passo abaixo!
Itens essenciais para limpar sua câmera profissional
Antes de partir para a prática, tenha consigo esses itens:
- Uma escova de cerdas macias ou escova de ar
- Um pano de microfibra macio
- Uma solução de limpeza
- Uma bomba de ar
- Cotonetes
- Bolsa ou estojo acolchoado
Veja como utilizá-los de forma adequada em sua câmera.
Passo a passo para limpar corretamente seu equipamento:
1) Desligue sua câmera
Para começar, desligue seu aparelho. Além disso, remova a bateria, para que manuseios incorretos ou imprevistos não acabem danificando o equipamento. Só comece sua limpeza depois de realizar este passo.
2) Comece pela limpeza externa
Desligada a câmera, é o momento de começar a limpeza de fato. Com uma escova de cerdas ou de ar, retire o pó da área externa da câmera, se atentando aos botões e lentes.
Finalizada essa etapa, pegue o pano de microfibra e limpe a tela e o corpo do equipamento. Verifique se manchas de dedos, dentre outras sujeiras, foram removidas.
Feito isso, a sua limpeza externa da câmera está finalizada. Não se preocupe com produtos químicos, pois apenas a escova e o pano conseguirão limpá-la sem maiores problemas.
3) Limpe o sensor
Se as fotos estão com aspecto de poeira ou manchadas, significa que o sensor da câmera também precisa ser higienizado.
Para esse passo, verifique o manual do equipamento e retire o sensor conforme recomendado. Após o feito, aplique uma solução de sensor com o pano de microfibra gentilmente.
4) Passe para as lentes
Assim como na limpeza externa, neste momento, também teremos que retirar poeiras e partículas soltas do equipamento. Faça esse processo em suas lentes utilizando uma bomba de ar.
Finalizado, pegue novamente o pano de microfibra, aplique uma quantidade da solução para lentes e passe-a sobre as superfícies das objetivas. Evite expirar em cima da lente, pois pode ocasionar em novas manchas.
Caso possua contatos na lente, pegue cotonetes e insira um pouco de álcool isopropílico, depois, passe-os nos pontos de contato entre as objetivas e as câmeras.
Lembre-se de não inserir os contatos nas lentes antes que sequem.
5) Guarde-a em uma bolsa ou estojo fotográfico
Terminada a limpeza da área externa e interna do corpo da câmera, chega a etapa fundamental: armazená-la no suporte adequado.
As bolsas e estojos fotográficos são confeccionados exatamente para a proteção e conservação desses equipamentos. Eles evitam que alterações climáticas afetem o objeto, assim como possíveis danos por impacto.
Também são uma forma de evitar que poeiras ou outras partículas apareçam rapidamente na câmera de novo.
Caso queira saber mais sobre esses compartimentos, visite-os em nossa loja virtual e conheça. Clique aqui!
Dica Extra de Limpeza Profissional
Para tornar a higienização do equipamento ainda mais rápida e simples, é possível utilizar os kits de limpeza para câmeras.
Estes kits possuem todos os materiais listados no início do artigo, ainda por cima, costumam ter um preço mais acessível e soluções personalizadas prontas. Conheça alguns pelo nosso link.
Conheça o melhor do mercado fotográfico e equipe-se com as marcas mais renomadas da área!